domingo, 30 de outubro de 2011

Ideia

Começa simples, do começo. Aí vai dominando quase tudo aquilo que tu toca ou vê. Tu perdes o controle. Não existe mais o “eu”. O “eu” é uma ilusão muito bem coordenada pelo teu cérebro derretido, dominado por pensamentos não conflitantes, mas por vezes, confusos. Encontraram-te... Fugir não é possível. Encara. Segue teu rumo, não olha pra trás. Engana-te...  Sente-te ao te enganar... Nega e, ao negar, facilita aquilo que tens de mais precioso, a tua própria existência. E nesse fluxo contínuo de pensamentos e negações os dias correm e o tempo teimoso insiste em te mostrar que, no final das contas, é bem assim mesmo. Não há muito que fazer... Isso, meus amigos, é só uma ideia.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bienal

São várias e variadas exposições por toda Porto Alegre. Arte na mais pura e simples forma! Desde quartos montados na fachada da prefeitura até fotos e cartões postais gigantes! Uma experiência! Varri o centro da minha cidade querida atrás de sensações e de inspirações. Achei, e achei legal!!! Principalmente a exposição do artista Eugenio Dittborn que está rolando no Santander!!! Foi demais! Expressões de tudo o que for doído, vivido, sentido e guardado das formas mais inesperadas e verdadeiras!!! Adorei descobrir em cada lugar - inclusive embaixo do viaduto da Borges - a "voz" de artistas maravilhosos e sentir que tanto é possível, que tudo o que queremos é possível. Sensação de possibilidade que me faz feliz! E, como se não fosse suficiente, ainda encontrei uma amiga querida com outro amigo querido para curtir o pôr-do-sol na Redenção, seguido de sushi, conversas, risadas e cerveja! Arte, gente, cerveja e amor!!! Tudo de melhor! Recomendo pra todo o mundo (literalmente) essa experiência, curtir sem pressa o centro de Porto, as exposições, os cafés e os sebos!!! Sair um pouco da rotina e apreciar a beleza e a verdade apresentadas na Bienal!!! Maravilhoso!!!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

todos

Acabei de montar o cronograma de estudos para a prova do mestrado e resolvi escrever sobre planos e cronogramas. Ou, melhor, sobre como não conseguimos seguir o que planejamos. É impressionante! Preciso seguir esse cronograma simplesmente porque preciso passar na prova! É tão tranquilo...Todo mundo monta cronogramas e planos? Esse mesmo mundo segue os cronogramas que monta?! Ficou bem legal, na verdade. Amanhã começo a estudar "estrutura dos ácidos nucléicos" e por aí vai até o dia 28/11 quando termino tudo estudando "ciclo e morte celular" e "sinalização entre células". Tenho o livro, a mesa, o café e o cérebro requeridos para que o cronograma se realize! Imagino que tudo dará certo! E os outros planos? E os projetos menores? Dá pra fazer tudo ao mesmo tempo? 24 horas são suficientes?! O ideal seria não precisar de planos e menos ainda de cronogramas!!! Mas significaria que nossas vidas são vazias e que só nos importamos com nós mesmos...sei lá...Na verdade, isso tudo me faz pensar na fragilidade das coisas, da vida. Ontem assiti um documentário sobre o tsunami da Indonésia de 2004, onde pais que perderam seus filhos falavam sobre como tudo aquilo aconteceu. Apresentaram outros casos também, como uma mulher que perdeu a família inteira e um casal em lua-de-mel que escapou da morte por metros... Aí, os cronogramas parecem menos interessantes, menos importantes e bem menos necessários, porque planejar um futuro muito distante não é possível. Ou é possível, mas pode ser que não termine da forma planejada. Não que um tsunami vá varrer Porto Alegre e me impedir de fazer a prova, só que vai saber, né? Vou seguindo os planos enquanto posso! Depois aviso vocês qual foi o fim da saga do cronograma!!! 

sábado, 15 de outubro de 2011

Reticências

Eu gosto de reticências. Deveriam mudar a frase para “reticências falam mais que mil palavras”. Por que falam mesmo. Fica a teu critério o que vem com as reticências. Tu és dono das reticências, mesmo as dos outros. Não é possível adivinhar o que uma pessoa quer dizer com suas reticências, a gente acerta, muitas vezes simplesmente porque dá pra ter uma noção, mas o real significado das reticências pessoais, não se sabe. Eu não sei. Não sei o que tu queres dizer com as tuas reticências. Não falo reticências. Completo as minhas reticências com aquilo que tenho e que imagino e que posso entender. Deveríamos abusar mais das reticências... Elas dão continuidade ao pensamento, ao nosso e ao dos outros pensamentos. Pensamentos são cobertos de reticências. Gosto mais ainda de pensamentos. De escrevê-los. São sistemas complexos de uma linguagem inventada, exposta para nós mesmos. Ninguém compartilha dos nossos pensamentos. Se quisermos podemos expô-los. É uma opção. É liberdade...  

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

vários

São vários os títulos possíveis, principalmente porque são vários os assuntos que eu quero discutir, sempre. Mas para que esse post não seja esquizofrênico precisamos organizar os tantos assuntos. Começando do começo, ontem não escrevi nada, pois estava com bons amigos tomando uma Heineken, que na minha opinião é a melhor cerveja que existe e, quando em boa companhia, transforma um dia comum em uma experiência! Escrevo todas essas besteiras ouvindo Rachael Yamagata!!! Façam isso. Tirem uns minutos do dia para ouvir Rachael Yamagata, ela é demais! Música boa, letras lindas e uma voz que parece um abraço...fico feliz! Estou bem sentada imaginando o que escrever que possa ser interessante para alguém que não seja eu. É uma tarde linda de sol em Porto Alegre e estou tomando um bom café e curtindo a vista da janela aqui do laboratório, outro acontecimento que, em boa companhia vira uma experiência, mas estou solita, o que também é muito bom! Ficar sozinha é bom. Mas falar sobre o tempo e a minha condição não é legal. Vamos falar sobre a Holanda. A Holanda tem 44% de sua populaçao de ateus e as igrejas de lá foram transformadas em cafeterias, livrarias e casas de show. Isso é tão do caralho em níveis tão absurdos que nem sei se tem o que escrever sobre isso!!! Tem? Todo mundo acha lindo igrejas serem convertidas (!) em livrarias e cafeterias? Acho que deveríamos achar sim, estamos em 2011, uma hora isso ia ter que acontecer!!! Foi uma notícia que me fez feliz!!! Espero que faça o mesmo por vocês!!! Também podemos falar de Caio Fernando Abreu e sua inacreditável capacidade de transformar mesmo as coisas mais banais em poesia. Gente, vai levar um tempo até que eu pegue a manha de escrever como uma pessoa normal e não como uma metralhadora de pensamentos. Espero que vocês entendam as minhas limitações. Agradeço por isso desde já. Mas, voltando ao Caio, indico o livro Limite Branco. Indico esse livro simplesmente porque ele é demais. É o livro de estréia dele onde ele descreve as vivências e crises existenciais de seu alter ego de 19 anos passando por essa idade. Se vocês lerem esse livro tomando uma Heineken e ouvindo Rachael Yamagata, garanto que vai ser bom demais!!! No mais, gente boa, fica a dica pro findi e o desejo de um bom final de sexta-feira linda e gostosa pra vocês!!! Reflitam sobre a Holanda, ou não. Vou curtir o resto do sol!!!

Obs: e mesmo assim o post ficou meio esquizofrênico. É possível ser só meio esquizofrênico?

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Tonterias significa bobagens

Tonterias é o mesmo que bobagens, em espanhol. Amei essa palavra no filme "O Segredo dos Teus Olhos", estrelado pelo meu amado Ricardo Darin. Enfim, bobagens me trouxeram aqui, ou pelo menos a vontade de compartilhá-las. Não sou fã de grandes dramas, mas adoro ver o circo pegar fogo e expor as minhas ideias. Acredito que este espaço tenha sido desenvolvido justamente para isso. Então, a partir de hoje divido com quem quer que seja as minhas ideias, bobagens e importâncias, não que isso importe pro mundo, mas importa pra mim. Filmes assistidos, livros lidos, músicas ouvidas, os melhores diálogos do dia e filosofia barata (nem sempre) é o que proponho. Neste primeiro post só quero dizer que cheguei... e que talvez fique.